Como ter uma empresa sólida e duradoura
Você está há um tempo trabalhando, mas não sente confiança se seu negócio está indo para o rumo certo? Se a resposta for sim, então este post pode te ajudar a ter um pouco mais de clareza.
Por que as empresas quebram?
Quantas empresas ou negócios você conhece que começaram e pareciam que iam decolar, mas foi apenas em um espaço de tempo até estagnarem ou falirem? Segundo um estudo do SENAI, mais de 80% das novas empresas quebram antes de completarem 5 anos. Os maiores motivos são:
- Problemas financeiros: dívidas, falta de dinheiro para investir no negócio e inadimplências de clientes são alguns dos problemas financeiros mais comuns em pequenas empresas, principalmente;
- Falta de plano de negócio: o dono do negócio começa de forma desestruturada e sem uma estratégia de atuação definida, andando sozinho e no escuro;
- Solução insustentável: o produto ou serviço não é lucrativo ou escalável, geralmente por uma má precificação.
A solução de todos os problemas
Se você refletir profundamente, todos os motivos estão diretamente ligados a um ponto em comum: dinheiro. O dinheiro resolve qualquer problema que uma empresa possa ter, desde que administrado de forma profissional e disciplinada desde sempre.
Como disse Phineas Taylor Barnum: “O dinheiro é um excelente servo, porém um mestre terrível”. Precisamos aprender a trabalha com o dinheiro do nosso negócio a nosso favor, não contra.
4 Passos para tornar a uma empresa sólida
PLANO DE NEGÓCIO
Desejar resultados sem ter um plano para atingi-los é como querer chegar a um destino desconhecido sem um mapa. Sem um plano de negócio você vai errar mais do que o necessário e isso vai custar caro.
O plano de negócio nada mais é do que um grande mapa, que precisa conter as suas rotas principais:
- Financeiro
- Comercial
- Recursos humanos
- Distribuição (em casos de produtos)
Um bom plano de negócios te permite:
- Identificar riscos e oportunidades
- Mapear ideias de melhoria
- Entender a concorrência e como superá-la
- Dimensionar sua equipe com mais assertividade
- Dentre vários outros benefícios.
Se sua empresa não possui um planejamento, comece por ele o quanto antes. Algumas ferramentas podem te ajudar nessa tarefa, como:
- Matriz SWOT
- Matriz de Ansoff
- Matriz BCG
- Cinco forças competitivas de Porter.
- PM Canvas
INTELIGÊNCIA FINANCEIRA
Uma das grandes diferenças entre empresas sólidas e empresas instáveis é a capacidade de fazer o financeiro trabalhar a favor, nunca contra o dono do negócio. Este é o papel da inteligência financeira.
Tudo começa com um planejamento financeiro, entendendo como utilizar da melhor forma os recursos da sua empresa e como ficar mais resistente contra crises financeiras ou globais.
Dentro de uma rotina financeira estratégica, o dono do negócio consegue:
- Analisar sua estrutura de custos, identificando oportunidades de redução sem prejudicar a operação
- Dominar sua precificação, criando ofertas atrativas e lucrativas
- Se proteger contra crises, garantindo a saúde da sua empresa
- Entender quando é a melhor hora de investir sem correr riscos
Para ter uma inteligência financeira de sucesso, é imprescindível ter:
- Fluxo de caixa atualizado, com todas as receitas e despesas devidamente catalogadas e controladas
- Pró labore bem definido, de forma que não prejudique o dono nem a empresa
- Margem de segurança financeira, que cubra as despesas da empresa para que ela se mantenha estável em cenários imprevistos
- Cultura orienta a dados, com uma rotina de monitoramento dos resultados sempre comparando o realizado com o projetado para ter certeza do caminho a ser tomado.
EQUIPES E PARCEIROS
Um dos grandes erros de todo gestor é acreditar que pode fazer tudo sozinho. Ao tomar essa decisão você compromete não só a qualidade da entrega, mas também a sua saúde física e emocional.
O papel do líder não é operacional, mas sim estratégico. Ele deve se preocupar com o futuro da empresa e ter pessoas e parceiros que vão fazer este futuro ser conquistado.
Para delegar com segurança:
- Dedique tempo para selecionar sua equipe e parceiros: não recrute por impulso, pois isso pode lhe custar caro.
- Priorize mais o perfil do que a técnica: uma pessoa com atitude, confiável e motivada é mais rara do que uma pessoa que saiba executar tarefas
- Exija qualidade em áreas críticas: áreas como financeiro, contábil ou marketing são vitais para o sucesso da sua empresa. Busque por parceiros realmente qualificados
Empresas pequenas ou com pouco orçamento são as maiores beneficiadas ao buscar terceirizar serviços ao invés de contratar. Terceirizadas oferecem o melhor custo benefício comparado aos custos trabalhistas e exige baixo envolvimento do empreendedor, trazendo mais autonomia e menos operacional.
PROCESSOS
Os processos são as rotas do nosso grande mapa que é o planejamento. Se eles estiverem tortos, não pavimentados e cheio de buracos, sua jornada será mais difícil. Ou pior: se eles nem existirem, chegar no destino se torna quase impossível.
O papel dos processos é trazer estrutura para a empresa, permitindo que os objetivos sejam atingidos da melhor forma possível.
Somente estruturando seus processos, sua empresa:
- Aumentar a produtividade e eficácia das ações
- Monitorar a qualidade da entrega das equipes
- Cumprir prazos e fazer previsões assertivas
- Conhecer a capacidade de entrega/atendimento
- Definir os responsáveis por cada entrega e que resultado esperar
- Dentre vários outros ganhos
As ferramentas que podem te ajudar a compreender melhor seus processos são:
- 5W2H
- Matriz GUT
- Diagrama de Ishikawa
A maioria das empresas terceirizadas já possuem seus processos muito bem definidos, eliminando esta demanda da empresa e trazendo mais tranquilidade e flexibilidade ao gestor.
Começar certo é mais fácil do que consertar depois
Parar uma bola de neve colossal é mais difícil do que não deixar que ela exista.
Com um bom plano de ação e metas SMART, aliado a bons profissionais que possam te ajudar, você consegue desde hoje ajustar a rota e transformar a realidade do seu negócio e prosperar em meio a qualquer cenário.